Uma certificação ambiental permitirá vantagens para imóveis já existentes e em construção em Porto Alegre. Um decreto criando o programa será publicado nesta semana pela prefeitura de Porto Alegre, junto com a disponibilização de uma plataforma, na qual serão inseridas as informações de quem pretende ter o benefício. De largada, o "selo" permitirá que novas edificações sejam até 20% mais altas. O maior atrativo, porém, é um desconto de até 10% no IPTU, mas que depende ainda de aprovação de projeto pela Câmara de Vereadores.
As medidas valerão para imóveis residenciais e comerciais. Para garantir a pontuação, tem uma série de medidas que podem ser tomadas, que vão de geração de energia solar até aproveitamento de água da chuva.
— Os edifícios poderão ter a certificação bronze, prata, ouro ou diamante. De acordo com a pontuação que a edificação nova ou existente alcançar, ela terá, gradualmente, níveis maiores de desconto e de benefícios — explicou o secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.
Os cerca de cem itens de pontuação estão divididos em sete temas. Eles englobam conservação de biodiversidade local, adequação às condições climáticas, água, energia e emissão de gás de efeito estufa, resíduos, materiais, e acessibilidade, mobilidade e humanização da edificação e do espaço urbano.
— Por exemplo, na adequação às condições climáticas, será avaliada a quantidade de área do telhado que é verde, ou a utilização do vidro, se é transparente, se é translúcido. Na água, é avaliado se tem sistema de reuso, e quanto consegue reaproveitar. Nos resíduos, é olhado se tem coleta seletiva, se tem compostagem — conta Bremm.
Após o formulário online ser preenchido pelos donos dos imóveis, uma equipe técnica da prefeitura fará a vistoria. O lançamento do programa está previsto para esta terça-feira (20).
— Cerca de 80% dos gases de efeito estufa vêm das cidades. Então, necessariamente é delas que terão que vir as soluções. O decreto vem para estimular as edificações a se adequarem no processo construtivo em métodos sustentáveis - conclui Bremm.
Confira detalhes na entrevista completa com o titular da Smamus:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.