Os quatro maiores erros dos contribuintes na declaração do Imposto de Renda são omissão de rendimentos, dedução indevida de despesas médicas, diferença de informação do declarante e das fontes pagadoras e pensão alimentícia. Os quatro pontos foram apontados pelo delegado da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Eduardo Godoy, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
O prazo para envio da declaração de 2023, ano base 2022, termina daqui uma semana, no dia 31. O prazo foi, novamente, prorrogado neste ano. Quem colocou informações erradas, ainda pode retificá-las, mas irá para o final da fila de restituição, se for o caso de receber dinheiro de volta. Se ficar para depois do prazo, corre o risco de cair na malha fina, tendo que prestar contas ao Fisco e correndo o risco de ter que pagar multa.
Falando em restituição, o site da Receita Federal apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (24), com o grande volume de acesso no primeiro dia de consulta aos valores. O primeiro lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna