Hotéis da serra gaúcha estão com problemas para receber valores das diárias locadas através do Hurb, antigo Hotel Urbano. Há casos de faturas atrasadas desde o início do ano, diz o presidente do sindicato que representa as empresas hoteleiras na Serra, o SindTur Serra Gaúcha, Claudio Souza. Os relatos são, principalmente, de empreendimentos de Gramado e Canela.
— Inicialmente, ela alegava que o atraso era por uma mudança na plataforma. Depois, começou a argumentar que estavam com dificuldade de tomar crédito no mercado, apesar de ter R$ 800 milhões de valores a receber — acrescentou Souza.
Outra preocupação é que há muitas reservas futuras feitas através da Hurb. Os hotéis temem que o valor dessas locações não entre. O SindTur está aconselhando as empresas associadas a seguirem acolhendo os hóspedes com reservas confirmadas. Apesar disso, há várias sendo canceladas pelos hotéis, o que leva clientes a usarem as redes sociais e plataformas como a Reclame Aqui para protestar.
Sobre os atrasos atuais, o SindTur falou que já começou uma negociação direta com o Hurb e que alguns hotéis, nesta semana, já começaram a voltar a receber. Em nota enviada à coluna, a empresa falou que vai conduzir, de forma individualizada, "um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação, independente da sua natureza".
"Cerca de 1300 profissionais estão trabalhando em uma força-tarefa para reverter o cenário, a fim de regularizar toda a situação. Fora o acima citado, os viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto", diz parte da nota.
O texto enviado a coluna também traz alguns números da operação da Hurb. "... mais de um milhão e duzentos mil produtos e serviços foram operados pela OTA em 2022. No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou mais de 433.000 viajantes até a data de hoje. Como acima mencionado, esses números atestam a capacidade do Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus".
Desabafo cifrado
Em um post com cara de desabafo - mas um tanto abstrato - no LinkedIn, o CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, começa falando que erros acontecem, especialmente porque ambição da empresa é "muito alta". Critica o que chama de "pseudoempresários", por não serem ambiciosos ou não terem coragem. Diz que a Hurb que permitir que mais pessoas viagem, mas que o concorrente está a "um clique de distância" e diz:
"Quero que todos se sintam à vontade, se acham que nossa ambição é muito alta, de ir para uma CVC, que amarra cachorro com linguiça há 500 anos (sic)."
Mendes chega a dizer que considera o "problema resolvido".
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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