Foi revogada a suspensão das vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton de participarem de feiras internacionais, missões comerciais e eventos promocionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério de Relações Exteriores. Entre as atividades, estavam ações do projeto setorial Brazil Wines. A decisão da diretoria da instituição reverte a anterior, de fevereiro, tomada logo após o resgate dos safristas de situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Eles trabalhavam para a empresa Fênix, prestadora de serviços contratada pelas vinícolas.
Na justificativa, a Apex cita a assinatura pelas vinícolas do termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho, que determinou o pagamento de R$ 7 milhões de indenização de danos materiais aos trabalhadores e de danos morais coletivos. Também afirma que diligências da agência apontaram redução do risco de integridade para o "nível médio", o que leva a um monitoramento mensal por parte do órgão dos compromissos assumidos pelas empresas. Quando o risco for reduzido para "baixo", o monitoramento também será suspenso.
Por fim, o documento determina que as vinícolas publiquem em seus sites os mecanismos de um programa para evitar novos casos:
"(...) alertem-nas sobre a necessidade de as Vinícolas publicarem em seu site oficial os mecanismos de governança e compliance que possuam e que venham a implementar, tais como: Programa de Compliance/Integridade, estrutura organizacional de Compliance (com o nome e contato do(a) responsável pelo tema na instituição), dentre outros dados, documentos e informações que entendam pertinentes para demonstrar o seu efetivo compromisso com a conformidade, integridade, ética e transparência."
Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton integram iniciativas apoiadas pela ApexBrasil por meio do Wines Of Brazil (na tradução livre, Vinhos do Brasil), em parceria com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). O projeto apoia 23 vinícolas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna