Estatal de chips com fábrica em Porto Alegre, a Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada) está na lista de empresas que foram retiradas dos programas Nacional de Desestatização e de Parcerias de Investimentos. O decreto assinado pelo presidente Lula está no Diário Oficial da União. O documento vem após uma resolução dos ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rui Costa (Casa Civil) recomendando a exclusão.
Vinculada ao MCTI e criada em 2008, a Ceitec atua no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores. No governo de Jair Bolsonaro, a empresa foi incluída em programa para ser privatizada. Um decreto autorizou a sua extinção em 2020. Em janeiro de 2023, porém, o governo Lula instituiu um grupo de trabalho interministerial para analisar a reversão do processo de desestatização e liquidação da Ceitec.
Presidente da Associação dos Colaboradores da Ceitec (Acceitec), Silvio Luis Santos Júnior considera que deva ser revogado ainda o decreto da dissolução societária. Além disso, afirma que fica faltando agora uma nova assembleia geral para nomeação de presidente interino e diretorias.
- Temos clientes e parceiros tecnológicos solicitando vendas de produtos e serviços, atividades fundamentais para retomada econômica da Ceitec - diz ele.
O mesmo decreto de Lula retirou do programa de privatização outras empresas: Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos -ECT) , Telebras, Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
Entrevista
Como será a retomada da Ceitec foi tema da entrevista recente com o novo gestor, Augusto Cesar Gadelha Vieira, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna