Aplicativo próprio e WhatsApp da loja ganharam espaço como lugar para compra online do presente de Dias das Mães, segundo pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). App saltou para mais de 70% da preferência, mais do que o dobro da pesquisa anterior. O site da loja ficou em segundo, mas perdeu espaço entre as plataformas. O WhatsApp empatou com o Facebook, o que surpreende a coluna, que achava que já teria até ultrapassado. Em último lugar, com apenas 1,9% e perdendo bastante espaço entre os consumidores, apareceu o Instagram.
O pagamento à vista em dinheiro lidera novamente e o Pix, surpreendentemente apesar do seu avanço, aparece apenas em quarto lugar. O gasto médio por consumidor, somando todos os presentes, ficará em torno de R$ 420, prevê a pesquisa. No ano anterior, era R$ 406. Com isso, o Sindilojas projeta faturamento de R$ 486 milhões, contra R$ 382 milhões do ano passado. Descontada a inflação, é uma alta de 21%.
De resto, roupas e perfumes seguem os itens preferidos para dar e para receber. Mães (claro), esposas, filhas e avós continuam no topo, sem alteração. Depois, vem a sogra, que, porém, despencou de 13,7% para 6% nas intenções dos consumidores de presentear.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna