Um quarto das micro e pequenas empresas gaúchas está inadimplente. É um percentual menor do que no auge da pandemia, mas ainda preocupa. Por isso, Serasa Experian e Sebrae lançaram o programa Impulsiona, que dá consultoria por 12 meses para 25 empresas de Porto Alegre. Elas já foram selecionados, mas novas edições deverão ocorrer. Ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o gerente-executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz, deu três dicas básicas para tocar um negócio e que atacam as principais "dores" dos pequenos empreendedores:
1 - Não se gerencia o que não se mede: o empresário precisa ter controle do negócio, o que não se trata apenas de ver quanto sobrou no final do mês. É preciso entender os indicadores de venda, de produtividade e financeiros, medindo resultados. Nem sempre o problema é de gestão financeira.
2 - Entender pressões do ambiente: o poder de adaptação do negócio é muito importante. Para isso, é preciso entender profundamente os mercados e os clientes para definir uma oferta de valor adequada e se destacar. Decidir como abordar o consumidor também fundamental para o planejamento de vendas.
3 - Gestão financeira: segue fundamental para qualquer negócio. Não é tão complexo assim dominar a formação de preço e tem muito conteúdo na internet sobre o assunto. É preciso compreender os custos para chegar ao final do mês com o resultado adequado.
Empresas selecionadas no Rio Grande do Sul: BSH Sistemas Hidráulicos, Lupa Lupas RS, Madras Ervas e Especiarias, Hollu Alimentos, Koala para Casa, Mérito Consultoria de Alimentos, Nove Exclamações, US Hair Concept, Credencial Consultas Cadastrais, KS Temperos, Ciclo Alimentos, Inove Distribuidora Litoral, Fabrica de Laticínio Benolle, API&MELI, Arte Natural Terrários, NK Distribuidora, Ventral, Casa Gabriel Rodrigues, Geleias da Bisa, Cervejaria Patrulhense, ECS Engenharia, Revore Eco, Azeites Nina, Frika’s e Maple Feito à Mão.
Assista o vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna