É uma ideia ainda muito incipiente, mas um grupo de empresários pensa em construir um autódromo de R$ 3 bilhões na serra gaúcha. Falam até em trazer a competição da Formula 1 para o Rio Grande do Sul, ou seja, são ambiciosos. As cidades de Canela e São Francisco de Paula são as preferidas, por enquanto. Segundo o empresário e ex-piloto Rodrigo Stehling, que está à frente do projeto, Gramado está descartada.
— Será necessário uma área de mais de mil hectares, que Gramado não tem disponível hoje. Queremos construir um bairro temático de automobilismo, com condomínio, universidade, shopping, campo de golfe e hospital. Além da pista de corrida, é claro — disse o empresário em entrevista à coluna.
O parque se chamaria Dumondo, em homenagem ao pai da aviação, Santos Dumont, que também tem histórico no automobilismo. O empreendimento seria construído por etapas. A expectativa é de que os estudos durem cerca de um ano e que as obras comecem no segundo semestre de 2024. Agora, o projeto está na fase de captação de investimentos, o que reforça ainda estar em fase bem inicial. Segundo Stehling, já há conversas com operadores de universidades e de redes hoteleiras que querem se instalar no complexo.
— O autódromo será de padrão internacional, capaz de receber uma prova da Fórmula 1, como a que é realizada em Interlagos, em São Paulo. Não queremos competir com o deles. Vamos conversar com os organizadores da competição para criar um novo circuito na serra gaúcha, pois na América do Sul há apenas uma pista que pode receber esse tipo de evento — diz o empresário.
Recentemente, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, e o secretário de Meio Ambiente de Canela, Alfredo Schaeffer, participaram de uma reunião com o governo do Estado para apresentar o projeto, que irá precisar de licença da Fepam para sair do papel. Uma das próximas etapas é conversar com os organizadores da Fórmula 1 mesmo para apresentar a ideia. O grupo de investidores quer, também, receber outras competições, como a Formula Indy e a Formula E, corrida que usa apenas carros elétricos.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna