Começaram os saques da nova rodada do Valores a Receber, sistema do Banco Central que permite resgatar dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras. Porém, antes mesmo de a consulta ter sido liberada, cibercriminosos já iniciaram os golpes. À coluna, o diretor do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, listou seis alertas:
1) Só existe um site para fazer a consulta e entrar no sistema para fazer o resgate. É o valoresareceber.bcb.gov.br. Há "pegadinhas" na internet com endereços semelhantes.
2) O serviço é gratuito. Não é preciso pagar nada para ter acesso à informação, nem para receber o recurso. Não faça qualquer tipo de pagamento.
3) Evite ajuda de terceiros para fazer o acesso. Na página do Valores a Receber, há diversas informações, manuais e até vídeos com passo a passo.
4) O Banco Central não envia links nem entra em contato. Toda iniciativa parte do próprio cidadão. O Banco Central não vai procurá-lo e dizer que tem valor a receber. As instituições financeiras também não farão isso. É preciso que o cidadão dê o primeiro passo.
5) Nunca dê a senha da conta bancária em uma ligação telefônica. Se ela for solicitada, já desconfie de golpe. Nem o Banco Central nem a instituição financeira ligará pedindo a senha.
6) Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Vá direto ao site oficial do Banco Central. As informações estão no topo da página, de forma bem visível.
Colaborou Vitor Netto
Ouça a entrevista na íntegra para o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna