Após o governador Eduardo Leite ter mudado a agenda para acompanhar a comitiva do governo federal a Hulha Negra, o próximo passo é ele encontrar-se com o presidente Lula para avançar nas medidas de combate à estiagem. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A ideia é que o encontro ocorra em breve, talvez até na próxima semana. A expectativa de Teixeira é que Leite leve uma proposta. Pelo que o ministro sinalizou na entrevista, ela deve conter mais medidas estruturais do que ações emergenciais:
— (Leite) agora vai levar ao presidente Lula uma proposta para dar continuidade aos temas do enfrentamento da seca. Que envolve irrigação, recuperação de nascentes ou de vertentes, capacidade de reservação de água nas propriedades e nas cidades. Envolve também uma nova forma de fazer agricultura — disse Teixeira.
Segundo uma fonte do governo do Estado, deve ser usado de base para a proposta um material que já vem sendo produzido pela equipe de Planejamento para ver o que precisa ser feito para o agronegócio parar de sofrer (tanto e periodicamente) com falta de chuva. Do governo federal, o Estado precisa, principalmente, de recursos financeiros.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna