O banco Itaú enviou à coluna a lista com os segmentos onde os gaúchos mais usaram os cartões de crédito e débito da instituição financeira em 2022. O primeiro lugar ficou com supermercados. Considerando todas as transações feitas no ano passado, 20% delas foram para pagar o súper. Em segundo lugar, estão gastos com postos de combustíveis, que representam 8% do total. Depois vem farmácias, com 7%, e fast-foods e restaurantes, cada um com 6%.
O Itaú também sinalizou que, em relação a 2021, os aumentos de consumo com mais destaques foram para restaurantes, com elevação 61% entre um ano e outro, e fast-foods, com 28% de aumento. Durante todo o ano, 85% das transações com cartões no Estado foram compras à vista, com um valor médio (o chamado ticket) de R$ 88. Já para os 15% que representam as compras parceladas, o valor médio foi de R$ 504.
Outras três curiosidades enviadas pelo banco. O número de transações em parques avançou 1780%. Outra forte elevação foram com gastos em lotéricas, avançando 1600%. Já as compras em teatros subiram 600%. São percentuais altos, mas os números absolutos não foram divulgados. Sobre os parques e teatros, bem como restaurantes e fast-foods, o aumento pode estar relacionado à flexibilização das restrições da pandemia.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna