O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Agência de viagens online, a Zarpo fez um levantamento com seus clientes para saber os destinos mais desejados em 2023. Não significa, necessariamente, que são locais onde as pessoas irão, mas que têm vontade de conhecer. A cidade de Gramado, bem conhecida pelo turismo, ficou em segundo lugar no ranking nacional. Foi a única gaúcha no ranking. A liderança foi de Natal, no Rio Grande do Norte.
As outras duas cidades da Região Sul que apareceram no Top 10 foram Foz do Iguaçu, no Paraná, e Penha, em Santa Catarina, que atrai turistas por conta de atrações como o Beto Carrero World. A grande predominância foi para destinos no nordeste brasileiro. Veja a lista:
- Natal (RN)
- Gramado (RS)
- Maceió (AL)
- Fernando de Noronha (PE)
- Fortaleza (CE)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Jericoacoara (CE)
- João Pessoa (PA)
- Maragogi (AL)
- Penha (SC)
Gramado aparece na lista em meio a uma discussão sobre preços e a superoferta de leitos. Durante o Natal, um período muito importante para a região, a ocupação hoteleira ficou abaixo do esperado, assim como o consumo. Um dos principais desafios do momento é fazer o turista ficar na cidade, e consumir lá. Ou seja, não ser uma "cidade de passada". Saiba mais: Queda do turismo no Natal acende debate sobre preços e superoferta de leitos em Gramado e Canela
O levantamento também mostra os principais destinos internacionais. O país com mais citações foi o Estados Unidos. Orlando liderou a lista de cidades estrangeiras mais "desejadas" pelos turistas. Veja:
- Orlando (Estados Unidos)
- Cancun (México)
- Punta Cana (República Dominicana)
- Paris (França)
- Buenos Aires (Argentina)
- Nova York (Estados Unidos)
- Dubai (Emirados Árabes)
- Bariloche (Argentina)
- Miami (Estados Unidos)
- Londres (Inglaterra)
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna