Foi liberada agora licença de instalação para ampliação da fábrica de garrafas de vidro da Verallia em Campo Bom, um investimento de R$ 500 milhões da empresa francesa. O documento foi emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A previsão é gerar 222 empregos.
Presidente da Fepam, Renato Chagas explica que esta primeira fase autoriza a retirada de vegetação e a obra de terraplanagem. Depois, a empresa deverá atualizar a mesma licença para as obras civis e instalação de equipamentos. Chagas já destacava a iniciativa da Verallia que será instalar contêineres em cidades gaúchas para coletar garrafas usadas. Elas serão levadas até a fábrica para transformação no forno novo, que terá mais do que o dobro da capacidade atual.
Terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas no mundo, a Verallia tem a fábrica de Campo Bom desde 1989. A ideia da ampliação é atender, preferencialmente, as vinícolas gaúchas. O setor sofre desde 2020 com escassez de garrafas, tendo, inclusive, que importar da Europa. A Verallia pretende começar a operar o novo forno no final de 2023, permitindo a produção de mais 700 mil unidades por dia. Com isso, a capacidade aumenta para 1,3 milhão de peças. Leia a entrevista feita pela coluna com o executivo: "Dobrará capacidade de fabricação de garrafas", diz diretor sobre investimento de R$ 500 milhões no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.