Distribuidora de alimentos de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, a Fluss, antiga Abastesul, encerrou as atividades, levando à demissão de cerca de 140 funcionários. Os trabalhadores chegaram na sede da empresa na segunda-feira (19) e já foram encaminhados para assinar a rescisão. Diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas, Antenor Frederizzi confirmou a situação à coluna.
— A empresa argumentou que não tem dinheiro para pagar as multas rescisórias, mas que tem capital, bens. Ela está querendo fazer um acordo extrajudicial envolvendo esses bens para pagar os direitos dos trabalhadores — explicou Frederizzi.
A estrutura, ainda quando era Abastesul, tinha como sócio o empresário Octávio Driemeyer Júnior, responsável por matar a esposa, o filho de 14 anos, a sogra e a mãe, e depois tirar a própria vida, em um condomínio do bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Um problema financeiro do empresário e a recente morte do sogro estariam no contexto do caso.
A empresa já passava por uma crise financeira nos últimos tempos. Advogado da Fluss, Gustavo Heinen disse à coluna que a situação foi agravada pelos efeitos da pandemia, e que a marca já vinha deixando de operar em vários pontos do Estado. Atualmente, só fazia entregas na Serra e na Região Metropolitana.
— Aos funcionários que aceitaram, foi proposto o parcelamento dos valores da rescisão em 10 vezes. Mas, de qualquer forma, a empresa entrou com uma cautelar na Justiça do Trabalho oferecendo o patrimônio para garantir as ações trabalhistas. A ideia não é, de forma alguma, não pagar as rescisões. Esse é o objetivo principal — falou Heinen.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.