Em oito meses, o Rio Grande do Sul registrou 135 mil tentativas de fraude contra o consumidor. O novo estudo da Serasa Experian considerou o período de janeiro a agosto. No ranking do país, o Estado fica perto do topo, em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
No país, foram mais de 2,7 milhões de tentativas de fraudes contra o consumidor. A Serasa calcula que isso significou um golpe a cada oito segundos.
O maior número de vítimas fica na faixa etária dos 36 aos 50 anos. No recorte por segmentos, o principal alvo está em bancos e cartões, seguidos por financeiras e setor de serviços. Depois, vem varejo e telefonia.
Além dos cuidados básicos, especialmente na internet, a Serasa lembra que é comum os cibercriminosos usarem nomes de lojas conhecidas para invadir o computador das pessoas. Então, usam e-mails, SMS e réplicas de sites para pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador. Em tempos de popularidade do Pix, cadastre as chaves apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo, Internet Banking ou agências.
E não faça - ênfase aqui este alerta - qualquer transferência de dinheiro para amigos ou familiares sem confirmar por ligação ou pessoalmente que é o conhecido mesmo quem está pedindo. Este tem sido um dos golpes mais comuns no WhatsApp, com clonagem ou falsificação do contato da pessoa.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.