A onda de demissões na gigante mundial do comércio eletrônico Amazon preocupa também o Rio Grande do Sul, onde a empresa tem operações. Fala-se que serão 10 mil dispensas de funcionários no mundo. A empresa não confirma o número, mas diz que os desligamentos já começaram e uma nova rodada deve ocorrer em 2023.
"A economia continua em uma situação complicada e contratamos rapidamente nos últimos anos", destacou o CEO Andy Jassy em comunicado interno. Dias antes, o fundador Jeff Bezos surpreendeu ao sugerir que consumidores economizassem ao alertar para o risco de recessão nos Estados Unidos.
Aqui no Rio Grande do Sul, a Amazon tem um centro de distribuição em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Também já confirmou planos para uma nova operação logística e, conforme informações obtida pela coluna, planejava mais um centro de distribuição. Além da movimentação direta, a atividade econômica da Amazon se reflete nas empresas que atuam como parceiras, desde a operação do centro logístico até as diversas terceirizadas que fazem as entregas.
Procurada, a empresa não deu um posicionamento sobre as operações no Rio Grande do Sul. Encaminhou apenas o comunicado global, onde reforça que as contratações ocorreram de forma acelerada, que estão ocorrendo ajustes e que algumas funções podem até deixar de existir. Confira:
“Como parte do nosso processo anual de revisão de planejamento operacional, sempre olhamos para cada um de nossos negócios e para o que acreditamos que devemos aperfeiçoar. À medida que passamos por isso, dado o ambiente macroeconômico atual, e os últimos anos de contratações de forma acelerada, algumas equipes estão fazendo ajustes, o que, em alguns casos, significa que certas funções deixam de ser necessárias. Não tomamos essas decisões de forma leviana e estamos trabalhando para apoiar todos e todas que possam ser afetados.”
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.