Tem ação surfando na proposta de manter em R$ 600 o Auxílio Brasil em 2023. No pregão dessa quinta-feira (3), Méliuz avançou 7,32%, Magazine Luiza saltou 6,8%, enquanto a Americanas subiu 3,9%. Promessa de campanha tanto de Lula quanto de Jair Bolsonaro, o valor do benefício está na PEC da Transição anunciada à tarde passada, tirando o gasto do teto.
Passando no Congresso, o que é a tendência, é mais renda na mão da população, por mais que seja uma preocupação para o equilíbrio das contas públicas. O varejo, em especial, se favorece com o recurso, seja ele usado para consumo direto ou para pagar dívidas. Há, ainda, a proposta de retomar a política de valorização do salário mínimo, com aumento real, ou seja, acima da inflação. Outras medidas de distribuição de renda também são esperadas.
As famílias de renda mais baixa foram as que mais sofreram com a inflação, como sempre. Apesar de amenizada nos últimos meses pela redução de tributos, a alta de alimentos, combustíveis, gás de cozinha e conta de luz, por exemplo, corroeu renda por mais de um ano. O endividamento disparou, com alta da inadimplência.
Então, o varejo que depende das classes C e D sentiu mais, isso se refletiu nas ações destas empresas na bolsa de valores. Agora, há uma recuperação dos papéis, o que é estimulado pelos R$ 600 do auxílio. Esse varejo também já foi beneficiado por políticas públicas nos outros governos de Lula, assim como moradia popular e educação, ações que também estão subindo no mercado financeiro.
Lembrando que ações sobem na expectativa. Ainda tem muito espaço para oscilações, dependendo do que acontecer.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.