Foram fabricados na região metropolitana de Porto Alegre os elevadores instalados no prédio mais alto de São Paulo, chamado de Platina 220. As estruturas são da TK Elevator, antiga Thyssenkrupp e que, antes ainda, foi a Elevadores Sûr, uma empresa que nasceu em Porto Alegre e, depois, em 1965, foi para Guaíba.
Os 20 elevadores já foram enviados para São Paulo e estão instalados. O valor do negócio não é divulgado. O Platina 220 tem 172 metros de altura, com 46 andares, e foi construído pela Porte Engenharia e Urbanismo no bairro do Tatuapé. O edifício tem hotel, unidades residenciais e comerciais. Entre os elevadores, há unidades dos mais velozes da TK Elevator, que atingem o topo em 42 segundos.
- São capazes de fazer quatro metros por segundo - enfatiza Eduardo Caram, diretor de Novas Instalações e Modernização da TK para a América Latina.
Em breve, a fábrica gaúcha entregará elevadores para o One Tower, em Balneário Camboriú, com 70 andares e 280 metros de altura, um dos prédios residenciais mais altos da América Latina. A TK Elevator tem apostado em uma tecnologia nova, chamada de Agile, para deixar os equipamentos mais rápidos. Ao invés de apertar o botão e esperar o elevador chegar, o passageiro digita o andar de destino em um terminal e o sistema indica qual vai atendê-lo no menor tempo possível.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.