O Rio Grande do Sul é um dos Estados com mais tentativas de fraude contra consumidores, ocupando o quinto lugar no ranking nacional. Pelo estudo da Serasa Experian, foram 135 mil registros em oito meses, especialmente com bancos e cartões. Líder de inovação da Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e coordenador do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift Lab), Rodrigoh Henriques dá algumas dicas que fogem das orientações mais básicas para evitar golpes:
1 - O celular hoje é a carteira do consumidor. Se, no passado, saíamos de casa com algumas notas de reais, agora vamos à rua com todo o dinheiro que temos no banco. Uma dica é ter apenas uma conta da instituição financeira no celular e com um valor limitado. O resto é acessado de um equipamento que fique em casa.
2 - Se você tiver um celular antigo, pode usá-lo como um equipamento extra para quando sair, com menos aplicativos e dinheiro.
3 - Fique de olho no seu e-mail, pois podem ser enviados para lá alertas de troca de senha. É importante que o e-mail que você usa para recuperá-la não esteja logado no mesmo celular onde estão seus aplicativos. Crie uma conta específica.
4 - Usar os recursos de bloqueio facial e digital. Pode atrasar um pouco a vida do usuário, mas dificulta mais ainda a do ladrão.
5 - Escolha instituições financeiras que tenham atendimento humanizado em casos urgentes. A inteligência artificial por robôs deve ficar apenas para dúvidas básicas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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