O programa de demissão voluntária (PDV) do Banrisul teve a adesão de 511 empregados. Os desligamentos ocorrerão entre abril e agosto de 2023. Segundo o banco comunicou a acionistas nesta quarta-feira (5), foi fechado um acordo coletivo com o sindicato que representa os bancários.
Em comunicado anterior, a expectativa informada era de alcançar até 824 trabalhadores. Como final do período, as adesões confirmadas atingem 5,8% do quadro atual de empregados do banco. Segundo o balanço do segundo trimestre, a instituição tem 8.789 funcionários.
A intenção de fazer um PDV foi comunicada pelo banco ao mercado ainda em julho. O motivo não foi informado. Em 2020, a instituição já havia feito um plano de demissão voluntária, quando teve a adesão de 903 trabalhadores, o que representava, na época, 8,83% do quadro. Há um ano, a coluna noticiou que o Banrisul tinha fechado 14 agências. A tendência já era de que o enxugamento da estrutura do banco continuasse. Na ocasião, durante um balanço trimestre, o presidente Cláudio Coutinho disse que haveria nova redução no número de agências para diminuir o custo operacional da instituição. A direção falava em "pilares de produtividade e eficiência".
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.