Faz parada em Porto Alegre nesta terça-feira (18) o CineSolar, um cinema itinerante abastecido por energia solar. O projeto conta com duas vans que andam pelo país com placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento. Dentro delas, também há banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção. Assim, quando elas estacionam em algum lugar, transformam-se em cinemas ao ar livre.
Em Porto Alegre, o CineSolar vai exibir curtas-metragens e o filme Rio 2 na Ilha da Pintada, a partir das 19h. A sessão é gratuita e tem distribuição de pipoca. Um detalhe curioso é que um dos curtas exibidos no evento foi feito pela Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada.
Além da exibição dos filmes, as vans também contam com uma "estação móvel de ciência", que serve para explicar como a incidência solar vira energia. O CineSolar funciona desde 2013. Contando com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto já realizou mais de 1,3 mil sessões com exibição de mais de 150 filmes em 476 cidades do país. Além disso, foram gerados mais de 3 milhões de watts em energia. Esta edição tem patrocínio da Meta (ex-Facebook) e apoio da prefeitura.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.