Dois gaúchos estão à frente de um projeto que entra na toada de baratear os veículos elétricos. Os irmãos Alexandre e Felipe de Oliveira são os fundadores da Mileto, uma empresa que monta motos, carros e utilitários movidos à energia elétrica, e os vende a preços mais baixos do que a média do mercado hoje. A moto, por exemplo, sai por R$ 17 mil. O minitruck, por R$ 98 mil. E o carro, a partir de R$ 100 mil. Ainda não há imagens do veículos.
— Nosso objetivo é democratizar o uso do veículo elétrico. Estamos tentando entrar no mercado para levar produtos limpos, mas também acabar com o grande abismo que tem nos preços dos veículos sustentáveis — disse Alexandre em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.
No caso dos carros, a empresa importa o automóvel de um manufatureiro da China, e o customiza para deixá-lo com a marca da Mileto. Para as motos, importam os componentes e montam na fábrica, que fica em Porto Real (RJ). Sobre ter preços mais baixos do que a média, Alexandre explica que é uma estratégia que parte da boa negociação com o fornecedor até a diminuição nas margens de lucro:
— Foram meses e meses procurando fornecedores internacionais para avaliar a qualidade e entrega. Houve muitas rodadas de negociações até chegar em um preço que achávamos justo. A gente tem uma estratégia logística bem assídua, com objetivo de reduzir custos de importação. E também não fugimos de baixar nossa margem de contribuição.
Inicialmente, os veículos são vendidos diretamente para empresas — no modelo de negócio conhecido como B2B. As motos e o utilitário já estão disponíveis, e os carros, em dois modelos, serão comercializados agora, a partir de outubro. A ideia é que, a partir do ano que vem, também haja venda direta para o consumidor final, inicialmente no estado do Rio de Janeiro, depois para todo o Sudeste. Os empresários explicam que querem vender concomitantemente a aberturas de lojas, até para garantir todo suporte. Aqui para o mercado gaúcho, devem chegar em 2024.
Sobre o rendimento, os empresários contam que os carros rodam 310 quilômetros com uma carga, mas que têm limites de velocidade, apesar de ambos passarem dos 110 quilômetros por hora. Já as motos têm autonomia de 150 quilômetros, e rodam a 100 quilômetros por hora. Por fim, o minitruck atinge 150 quilômetros de autonomia, e, quando completamente carregado, com uma tonelada, anda a 65 quilômetros por hora.
— Estamos planejando toda nossa linha focando no (transporte) urbano, em deslocamento de empresas.
Novos produtos
Outros projetos estão sendo desenvolvidos pela Mileto. Um deles é o carro impresso. Na prática, a empresa vai importar o trem de força do veículo — a parte de tração, como o motor — e vai imprimir em 3D, a partir de uma terceirizada de São Paulo, as outras partes do automóvel, para montá-lo.
Também estão planejando um automóvel que tenha, incorporado em sua estrutura, adesivos solares que ajudem a recarregar o motor quando exposto à luminosidade do sol. De acordo com Felipe, quando parado, a carga poderia ser abastecida em até 50% com o sistema fotovoltaico integrado. Esses dois projetos estão previstos para o ano que vem.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.