O mercado financeiro está reagindo melhor do que o esperado aos resultados do primeiro turno. Nesta segunda-feira (3), a bolsa de valores de São Paulo dispara quase 5%, com o Ibovespa chegando a passar dos 115 mil pontos. Saltam ações de empresas em geral, de estatais a varejo. A exceção fica com as siderúrgicas, impactadas pela queda no minério de ferro. Já o dólar despenca mais de 4%, vendido a R$ 5,17. O real é a moeda com o melhor desempenho global.
Nas eleições para presidente, a vantagem menor do que o previsto de Lula sobre Jair Bolsonaro chamou a atenção do mercado financeiro. O bom humor não vem exatamente da chance maior de o atual presidente ser reeleito, como pode se pensar em um primeiro momento. Nos relatórios das instituições financeiras, a principal observação é de que ambos venham a ter uma postura econômica mais ao centro, considerando que internalizem que a vitória será apertada.
No mercado de capitais, análise positiva também para a nova roupagem do Congresso. A renovação de deputados federais e senadores com a direita ganhando força fez crescer a velha esperança de que sejam destravadas reformas estruturais. A PEC administrativa, que promete desinchar máquina pública, está parada na Câmara Federal. Já no Senado, emperrou a proposta fatiada de reforma tributária enviada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Além do mais, um parlamento mais à direita pode, também, levar Lula ao centro ou, ainda, facilitar para a equipe de Bolsonaro dar andamento às medidas que ela própria encaminhou, como a mudança do Imposto de Renda.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.