Chamou a atenção na divulgação da prévia da inflação de setembro que a região metropolitana de Porto Alegre acumula o menor índice do país nos últimos 12 meses. O IPCA-15 do período fica em 5,87%, enquanto a média nacional é de 7,96%. Nenhuma outra região está com inflação abaixo de 6%. Há dois fatores de maior impacto para o resultado.
Segundo o IBGE, o primeiro motivo é a conta de luz. Aqui, o recuo médio foi de 28,15%, enquanto que, no país, ela caiu 15,07%. Na virada do ano, a alíquota de ICMS do Rio Grande do Sul deixou de ser majorada. Agora em julho, lei federal determinou redução do tributo em todos os Estados. Além disso, a bandeira tarifária passou para verde, deixando de ter a cobrança extra mensal, a partir da melhora dos reservatórios das hidrelétricas.
O segundo item é a gasolina, que ficou 18,58% mais barata na região metropolitana de Porto Alegre. No país, a média foi uma queda de 13,9%. Assim como a energia, o ICMS do combustível teve duas reduções aqui, enquanto nacionalmente foi apenas uma.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.