O Pop Center, também conhecido como camelódromo, no centro de Porto Alegre, agora é membro do Pacto Global da ONU — iniciativa para empresas que desenvolvem ações que contribuem com o "enfrentamento de desafios da sociedade". Para entrar no grupo, a administração teve que se enquadrar a 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Entre as ações, estão: coleta de lixo seletivo, instalação de placas de energia solar e a própria ajuda para trabalhadores irregulares que vendiam mercadorias na rua.
— Eles (ambulantes) acreditavam que trabalhar na rua era sinônimo de liberdade e achavam que a perderiam trabalhando em uma loja. Foi, então, que buscamos capacitação através de cursos e palestras e, aos poucos, os lojistas foram entendendo a diferença e a mudança de vida que poderiam ter — conta Elaine Deboni, diretora do Pop Center há 12 anos.
A inclusão no Pacto Global permite que o edifício exponha o logo da ONU em sua fachada. Isso ocorrerá após uma autorização do órgão, que deve ser emitida na próxima semana.
O Pop Center foi inaugurado em 2009 pela prefeitura de Porto Alegre através de uma parceria público-privada. O prédio possui 800 lojas, onde 700 delas estão ocupadas. O preço para alugar os espaços parte de R$ 241,80 por semana. A iniciativa privada tem 25 anos para explorar o camelódromo desde a assinatura do contrato.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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