O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Correção: A segunda tabela, considerando os veículos mais buscados zero quilômetro, estava com as mesmas informações do que as buscas de novos e usados. A coluna atualizou, às 13h45min, com os dados corretos.
Conhecida plataforma de venda de veículos pela internet, a Webmotors enviou à coluna os cinco carros mais procurados pelos gaúchos nos primeiros seis meses do ano. Considerando tanto novos como usados, os destaque vão para o Honda Civic (em primeiro lugar) e o Toyota Corolla (que ganhou uma posição em relação ao mesmo período do ano passado). Fazendo um recorte só para automóveis zero quilômetro, os dois primeiros são o Jeep Compass e o novo Fiat Pulse, lançado em 2021.
— Os veículos sedãs continuam com a preferência entre os usuários da Webmotors, com Honda Civic e Toyota Corolla entre os três mais pesquisados, inclusive no Brasil — analisa Rodrigo Ferreira, diretor de Comunicação da Webmotors.
Os veículos mais buscados (considerando novos e usados):
- Honda Civic (3,3%)
- Toyota Corolla (2,4%)
- Chevrolet Onix (2,3%)
- Gol Volkswagen (2,3%)
- Chevrolet S10 (2,2%)
Os veículos mais buscados (considerando apenas zero quilômetro):
- Compass (6,1%)
- Pulse (3,3%)
- Commander (3,2%)
- Renegade (3%)
- A3 (2,5%)
Na Webmotors, o usuário pode ver os carros ofertados e enviar mensagens para o vendedor, inclusive para negociar preços e condições de pagamento. A plataforma consegue ver, também, quais foram os veículos que receberam mais mensagens. Não significa, necessariamente, que as compras foram concretizadas, mas que as negociações avançaram. Por esse recorte, o destaque é para o Onix, que assume a primeira posição no lugar do Gol.
Os veículos com mais propostas:
- Onix (2,7%)
- Ecosport (2,6%)
- Gol (2,5%)
- Civic (2,3%)
- Uno (2,2%)
É importante destaque que as informações da Webmotors refletem, claro, o comportamento dos consumidores na plataforma. Isso significa que pode variar do cenário de compra e venda do mercado em geral. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que aqui no Rio Grande do Sul, os automóveis mais comprados de julho, por exemplo, foram Onix, Gol, Tracker e Creta.
Aumento de preços
A venda de automóveis segue em queda, com preços em alta. No primeiro semestre, o recuo foi de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado. Como motivos, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) aponta a falta de insumo que provoca até falta de modelos, o valor dos combustíveis e o próprio preço dos veículos. Considerando os últimos 12 meses, a elevação supera 18% no preço médio na região metropolitana de Porto Alegre, mostra a pesquisa do IBGE. É bem superior à inflação do período, que é de 10,68%. Na esteira disso, outros preços aumentam. O automóvel usado também se valoriza. A elevação média é de 13,98%. Alguns veículos estão valendo mais agora do que há um ano, quando foram comprados ainda zero quilômetro. Saiba mais: Alta segue e tem carro usado mais caro do que quando foi vendido zero-quilômetro
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.