O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A Lugano, tradicional marca de chocolates de Gramado, está em um processo de expansão acelerada, principalmente através do modelo de franquia. A empresa mal acabou de comercializar 200 lojas pelo país e já começa a pensar em possibilidades para abrir ainda mais unidades, acelerando as vendas. Duas delas serão lançadas em breve: os quiosques em shoppings e um carrinho, chamado "Le Chef".
Num primeiro momento, o franqueado que já tem loja da Lugano é quem terá prioridade de aquisição do quiosque. O objetivo, de acordo com a empresa, é de complementar a venda, disponibilizando a modalidade em shoppings ou aeroportos. Já o carrinho terá a função de ser uma "loja itinerante". Por ser uma venda móvel, o foco será difundir chocolates da linha em eventos corporativos.
— Trata-se de um incremento para aqueles franqueados que já tem loja própria nas cidades, especialmente em shoppings ou avenidas — comenta o diretor de marketing e operações da Lugano, Jonas Esteves.
Os protótipos já estão desenhados e devem começar a ser comercializados nos próximos meses. O plano da empresa é finalizar 2022 com 300 lojas vendidas pelo país. Do total dessas unidades, apenas 11 são próprias — o restante são administradas por franqueados. A marca está, atualmente, em 120 municípios brasileiros.
Com 50 anos de história, a Lugano conta com um catálogo de mais de 500 produtos. A marca produz cerca de 60 toneladas de chocolate por mês e exporta, desde 2021, para os Estados Unidos, faturando cerca de R$ 80 milhões por ano. Além dos pontos de venda físico, a empresa aposta em um e-commerce próprio.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.