O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Cerca de 183 mil gaúchos já contam com energia solar em suas casas, reduzindo o valor da conta de luz. O dado atualizado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). No início do ano, eram 127 mil consumidores no Rio Grande do Sul. Ou seja, em sete meses, cerca de 55 mil novas pessoas aderiram ao sistema, que está em expansão acelerada, especialmente desde o início de 2021, quando a escassez hídrica passou a provocar altas fortes da conta de luz. Agora em 2022, esse crescimento é puxado com ainda mais força pelo fato de que a isenção da tarifa para uso da rede elétrica até 2045 só valerá para quem solicitar a instalação do sistema fotovoltaico até janeiro de 2023.
Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com maior potência de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Ele representa, sozinho, 11,3% de toda potência instalada de energia solar na modalidade no país. Tradicionalmente, disputa com São Paulo a segunda colocação no ranking nacional. Minas Gerais lidera com folga.
Para Mara Schwengber, coordenadora estadual da Absolar no Rio Grande do Sul, o avanço da energia solar no país, via grandes usinas e também pela geração própria em residências, é fundamental para diversificar o suprimento de energia elétrica do Brasil, reduzindo a pressão, principalmente, sobre os recursos hídricos:
— O Rio Grande do Sul é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas.
Segundo mapeamento da Absolar, o mercado gaúcho possui 1,3 gigawatt instalado em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Isso representa mais de R$ 7,2 bilhões em investimentos e a geração de mais de 39,4 mil empregos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.