Depois de mais de quatro anos de tramitação, foi encerrada a recuperação judicial da Artecola, indústria gaúcha que produz adesivos e laminados especiais. De acordo com o presidente executivo Eduardo Kunst, a empresa conseguiu se reorganizar, está cumprindo integralmente os compromissos assumidos e seguirá honrando o que está pactuado.
Segundo o empresário, o encerramento do processo foi solicitado dois anos após a aprovação do plano de recuperação judicial, como prevê a lei. Quando foi aprovado, em 2019, o programa de restruturação deu um prazo de até 15 anos para o pagamento das dívidas da companhia. Em 2018, quando o pedido foi protocolado na Justiça, as dívidas somavam R$ 780 milhões.
De acordo com a empresa, foi uma consequência da "grave crise que se iniciou a partir de contratos com o Governo Federal assinados por uma das empresas que integrava a holding FXK Participações, da qual a Artecola faz parte. O não cumprimento do contrato pela contratante se refletiu na Artecola, que era fiadora e passou a ser acionada por credores".
Com sede em Campo Bom, a Artecola tem 74 anos de atuação. Recentemente, a coluna noticiou que a empresa retomou a produção em uma fábrica atingida por incêndio em São Paulo. Relembre: Indústria gaúcha retoma produção em fábrica atingida por incêndio em SP
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.