O Rio Grande do Sul receberá, em junho, mais uma edição do Brazil Wine Challenge, um concurso internacional de vinhos e espumantes que acontece tradicionalmente em Bento Gonçalves. Neste ano, 908 amostras de 16 países serão testadas por um júri formado por 74 degustadores.
Um detalhe curioso é que as provas ocorrem às cegas. As garrafas são colocadas dentro de saquinhos de tecido preto para que os jurados não vejam o rótulo, seguindo normas internacionais. A estimativa da organização é de que 68,1 mil taças sejam servidas em três dias de degustações, totalizando 12 horas de análise.
Entre os enólogos avaliadores, haverá sommeliers, bioquímicos, especialistas, engenheiros agrônomos, biotecnólogos e jornalistas especializados. Os vinhos e espumantes inscritos vêm da África do Sul, da Alemanha, da Argentina, da Austrália, da Áustria, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Eslováquia, da Espanha, da França, da Grécia, da Itália, do México, de Portugal e do Uruguai.
O concurso acontece entre os dias 7 e 10 de junho no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), sendo o único concurso internacional de vinhos do país com a chancela da mais importante instituição mundial do setor, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.