Um programa de reciclagem criado em Mormaço, no norte do Estado, tem feito alunos trocarem embalagens e lixos recicláveis por uniformes. É o Recicle Bem, Faça o Bem, projeto educacional e ambiental nascido em 2019 e que, atualmente, já atua em 13 municípios da região sul do Brasil: 12 deles aqui no Rio Grande do Sul, e outro no Paraná.
Funciona assim: as escolas participantes do programa recebem um ecoponto — uma máquina que recolhe embalagens e lixos recicláveis. Esse equipamento é abastecido pelos próprios alunos ao longo do ano. Cada estudante faz o login e vai cadastrando a quantidade de material depositado. Com isso, é possível monitorar se eles batem uma meta e também dar brindes extras. Vale todo tipo de embalagem reciclável, exceto vidro.
— Eles possuem uma meta, que é juntar 1,6 mil embalagens por ano. Passando dela, ele vira de nível, começa a acumular mais pontos e pode retirar outros brindes que o programa oferece, como mochilas e bolas — explica Michele Ferreira Cardoso, responsável técnica pelo programa Recicle Bem, Faça o Bem, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Depois que o material é recolhido, ele é encaminhado para empresas de Santa Catarina, que fazem a transformação das embalagens em fios de poliéster reciclável. Na sequência, a matéria-prima volta e os uniformes são produzidos em Mormaço.
Para participar, os municípios precisam aderir ao programa. É cobrado um valor específico por aluno, que vale para pagar os uniformes e também outros itens que acompanham o programa, como cartilhas educacionais para serem aplicadas ao longo do ano letivo. Escolas privadas também podem procurar o projeto para participar.
— Estamos com uma demanda bem grande. Várias cidades procurando. A gente vai em encontro com os prefeitos. As prefeituras estão conhecendo nosso programa e vindo atrás da gente. Temos contrato em trâmites finais em Santa Catarina também. A região Sul já conhece o programa Recicle Bem — comenta Michele.
Interessados podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail contato@reciclebem.com.br ou pelo site. A equipe do programa também realiza visitas presenciais para apresentar a ação.
Ouça a entrevista completa no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.