Após 65 anos atendendo no centro de Esteio, a Ferragem Cruzeiro fechará as portas no final de maio. A questão vinha sendo pensada há mais de um ano pelo proprietário, Ricardo Dewes, que pretende se aposentar. A coluna foi alertada por leitores, que disseram que a loja é bastante tradicional na região.
— Agradecemos do fundo de nossos corações a todos nossos clientes, amigos e colaboradores que estiveram conosco nestes anos todos — disse à coluna o dono do estabelecimento.
A pandemia foi um dos agravantes. Durante o período, a ferragem demitiu apenas um funcionário. Além disso, as filhas de Dewes se formaram na faculdade e pretendem seguir carreira em suas áreas, fazendo com que a linhagem à frente do negócio se encerre nesta geração.
A ferragem lançou comunicando dizendo que oferecerá descontos nos produtos que ainda restam em estoque. A procura está grande:
— Desde que publicamos o fechamento, não conseguimos parar. A demanda de atendimento está muito grande.
Nicolao (pai de Ricardo, o atual dono), Simplício, Erno e Olímpio Dewes chegaram à cidade de Esteio em 1956. Eles alugaram o Armazém Cruzeiro, de seu tio, Ermindo Dewes, que estava fechado na época. Ali, iniciaram seus negócios até a nova construção ficar pronta, local onde fica até hoje, na Avenida Padre Claret.
No início, os produtos variavam de roupas e ferramentas até comida. No ano de 1992, Nicolao, comprou a parte de seus irmãos e passou a administrar a loja juntamente com sua esposa Maria. A nova gestão mudou a proposta da loja, que transformou o espaço em uma ferragem, oferecendo material hidráulico, elétrico e ferramentas.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.