Tem empresa gaúcha envolvida na construção da maior roda-gigante da América Latina, em São Paulo. A Compacta Sul, de São Leopoldo, foi escolhida pela São Paulo Big Wheel para levantar a estrutura, de 91 metros de altura, na capital paulista. A atração deve ser inaugurada ainda neste semestre. O desenvolvimento do projeto estrutural da roda começou no ano passado e grande parte da estrutura foi executada dentro do parque industrial da Compacta Sul aqui no Rio Grande do Sul.
— Uma das etapas mais importantes de toda a obra é a execução das fundações. Foram seis blocos, quatro deles com sete metros de comprimento, sete de largura e 4,2 metros de altura. Foram usados mais de mil metros cúbicos de concreto nas fundações e quase 90 mil quilos de aço — explica Róger de Oliveira, engenheiro civil responsável técnico da obra e sócio da empresa junto do seu pai, Isac Gomes de Oliveira, e da advogada Bruna Kirsch.
A roda-gigante ficará no Parque Estadual Cândido Portinari. Até o momento, foram erguidos o eixo da atração, as duas colunas principais da roda, que chegam a uma altura 50 metros, e as duas colunas inclinadas, que possuem 60 metros comprimento. Segundo o engenheiro, içar o eixo da roda foi o momento mais desafiador para a equipe de 200 funcionários.
— Este foi o maior içamento da história de São Paulo feito por um guindaste rodoviário. Ele chegou a uma carga de 101 toneladas e posicionou o eixo da roda a 50 metros de altura — fala Róger.
Além da atração em si, a construtora também levanta o prédio anexo que abrigará toda a estrutura da roda-gigante, com bilheteria, loja, banheiros, depósitos e onde será feito o embarque e desembarque dos passageiros. As próximas etapas serão da montagem dos aros da roda e posteriormente, da colocação das 42 cabines — cada uma com capacidade para oito pessoas. O valor do investimento não está sendo divulgado.
Tamanho das rodas-gigantes
Até então, as duas rodas-gigantes mais altas da América Latina eram a Rio Star, do Rio de Janeiro, com 88 metros de altura e a de Foz do Iguaçu, com a mesma altura. Em Balneário Camboriú, a atração tem 66 metros de altura, o mesmo tamanho da roda-gigante prevista para Porto Alegre.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.