Uma empresa gaúcha está no grupo de companhias que se uniram para estimular o mercado de carros elétricos no Brasil. É a Zletric, que tem operação em São Paulo, mas mantém a sede em Porto Alegre. As outras são: 99, CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia e Unidas.
A iniciativa foi batizada de Aliança pela Mobilidade Sustentável. A ideia é tornar os carros elétricos mais acessíveis aos brasileiros. Os gargalos para essa popularização são vários, começando pelo preço dos veículos até a durabilidade das baterias. Mas também é preciso garantir infraestrutura, o que inclui a instalação dos chamados eletropostos, que são pontos de recarga rápida, e a geração de energia em um sistema estrangulado como o brasileiro.
Entre as primeiras metas do grupo está, até 2030, aumentar para 10% a participação dos elétricos nas vendas de carros (hoje é 2%), criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app 99. Pedro Schaan, presidente da Zletric, crava: veículos elétricos são uma realidade e não mais uma ideia futurista.
A Zletric foi criada em 2019, instalando uma rede de recarga para veículos elétricos. Até o final de maio, ela e a Ecovagas, do grupo Estapar, assinam a fusão das empresas com o objetivo de se tornarem a maior companha do segmento do país, com mais de 500 pontos.
Ouça a entrevista de Pedro Schaan ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.