Vice-presidente do Transforma RS, grupo que reúne empresas, governo, universidade e sociedade, Humberto Busnello defendeu, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a homologação do leilão do bloco 3 da concessão de rodovias estaduais, que inclui trechos das regiões da Serra e do Vale do Caí. Disse que o resultado é bom para o setor produtivo e que não assinar o contrato trará prejuízos grandes ao Estado. Confira trechos abaixo e ouça a entrevista completa no link no final da coluna:
O resultado é bom para o setor produtivo?
É ótimo. Nós temos um grande custo de logística no Rio Grande do Sul de 20% do PIB. Em países desenvolvidos, é menos de 10%. São Paulo é 12%. Na região de Caxias do Sul, passa de 22%. O que significa? São R$ 50 bilhões que a sociedade gaúcha paga por falta de infraestrutura logística. Se, por um sonho, se tivesse esse dinheiro, resolveria o problema em um ano. Só que não tem. O Estado não tem essa capacidade. Esse é o custo de não fazer. Então, vamos atacar onde o custo é maior, na Serra. Não assinar esse contrato é uma perda para o Estado. Não só por esse projeto, mas por todos que estão por vir na área de infraestrutura. Como fica o polo de Taquara, Gramado, do Litoral? E o grande projeto de Passo Fundo a Nova Prata? Seria um desprestígio para o Estado pela legalidade, embasamento e transparência com que foi feito esse projeto.
O custo compensa?
A região com grande movimentação na Serra ficará sem cobrança de pedágio. São projetos de grande envergadura, de engenharia, com construção de viadutos e contenções, com detonação de rocha maciça. Isso valoriza dos bens. Uma indústria em uma rodovia de pista simples é uma coisa, de pista dupla é outra. Para o pessoal do caminhão, quanto custa andar em uma rodovia de pista simples? E em uma dupla? Tem ainda a segurança do usuário. Os grandes acidentes ocorrem em pista simples.
Ouça a entrevista completa ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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