Na última semana, a coluna noticiou que um acordo propõe a venda de um supermercado de Gravataí para aprovar compra do Grupo BIG pelo Carrefour. A notícia fez com que leitores enviassem mensagens perguntando sobre um empreendimento de varejo de outra empresa na cidade. Trata-se da operação do Grupo Zaffari, que há anos desperta a curiosidade dos moradores.
Quem passa no atual terreno, na Avenida Dorival Candido Luz de Oliveira, já percebe a movimentação de obras. Isso porque estão sendo feitas as etapas preparatórias, como o manejo da vegetação e o preparo para a terraplanagem. O grupo também está concluindo as contratações das empresas que irão fazer a montagem do empreendimento.
Procurada pela coluna, o Zaffari atualizou a situação do projeto, que começou a sair do papel em março do ano passado. Disse que a área da primeira etapa já teve o manejo da vegetação realizado e está devidamente liberada para terraplenagem. Também informou que, em breve, serão entregues aos órgãos públicos as obras externas concluídas, com implantação das infraestruturas, novas redes públicas, pluviais e cloacais. Falou ainda que estão concluídas a recuperação das vias públicas por onde passarão estas novas redes.
"Ainda no primeiro semestre de 2022 irão ocorrer a instalação do canteiro de obras e a conclusão dos projetos e contratações. Após, poderá ser informado o cronogramas e outros detalhes", diz parte da nota enviada à coluna.
O projeto inclui um hipermercado e um shopping do Zaffari em Gravataí. Quando saíram as licenças, em outubro de 2020, o investimento era estimado em R$ 300 milhões, com geração de 200 empregos na construção. O terreno tem mais de 200 mil metros quadrados. A área construída na primeira fase tem quase 28 mil metros quadrados, com mais de mil vagas de estacionamento. Em uma segunda etapa do empreendimento, o Zaffari projeta a construção de imóveis residenciais.
Pelo acordado entre prefeitura e empresa, Gravataí ganhará um parque público de 40 mil metros quadrados em uma área de preservação. O projeto para o parque, aliás, já está concluído, conforme relata a empresa, que se limita em dizer que o mesmo "será executado oportunamente".
Confira a nota completa do Zaffari:
"O empreendimento do Grupo Zaffari aprovado pela Prefeitura de Gravataí continua desenvolvendo suas etapas preparatórias, concluindo projetos executivos e a contratação dos parceiros executores das edificações e dos projetos complementares de urbanização interna conforme previsto.
A área da primeira etapa já teve o manejo da vegetação realizada e está devidamente liberada para terraplenagem. Em breve, serão entregues aos órgãos públicos as obras externas concluídas, com implantação das infraestruturas, novas redes públicas, pluviais e cloacais, que atenderão e qualificarão a urbanização da região. Também estão concluídas a recuperação das vias públicas por onde passaram estas novas redes no entorno e o projeto para o parque, que será executado oportunamente.
Ainda no primeiro semestre de 2022 irão ocorrer a instalação do canteiro de obras e a conclusão dos projetos e contratações. Após, poderá ser informado o cronograma e outros detalhes."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.