Porto Alegre deve ter, ainda neste ano, um hospital exclusivo para gatos. A proposta é do casal de veterinários Rochana e Tobias Fett, que já possuem uma clínica voltada ao atendimento dos felinos, mas que agora querem ampliar a atuação. O novo espaço terá três pavimentos e ficará em uma antiga casa de cerca de 190 metros quadrados na Rua General Neto, no bairro Moinhos de Vento.
— A ideia é chegar a quase 40 leitos para internação, mais isolamento para doenças infectocontagiosas. Serão cinco consultórios, duas salas de cirurgia. Teremos também uma sala de eutanásia onde os tutores poderão de despedir dos gatinhos de uma maneira mais cuidadosa — explica Rochana.
A aquisição do prédio se deu no início do mês e as obras já começaram. A previsão é de que em dez meses o hospital já esteja em funcionamento. Como é uma casa antiga, a reforma engloba vários reparos, como troca de piso, teto e paredes.
— Estamos seguindo todas as exigências de agentes reguladores para termos um espaço com padrão de hospital. Queremos algo com o nível "Albert Einstein" para gatos. Com gente estudando, espaço de capacitação de profissionais de preparar profissionais para mercado, fazendo mentoria — conta a veterinária.
Com a movimentação, a clínica do casal, a Chatterie, vai ser incorporada à nova operação. Os atuais funcionários continuarão, mas a previsão é de novos empregos. Segundo o que conta Rochana, abrirão vagas para seis veterinários, duas novas enfermeiras, além de estagiários. Por ser considerado um hospital, o espaço precisa seguir algumas regras, como ter um veterinário 24 horas e também contar com serviços de exames, como raio-x e ultrassom.
O investimento no projeto fica em torno de R$ 1,5 milhões. Ainda não há imagens de como o espaço deve ficar, mas pelas imagens da planta que a coluna viu, há áreas, além das já citadas, como de descanso para plantonista, de lavagem, laboratório e sala de reuniões e treinamentos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.