Empresa responsável pela franquia McDonald's na América Latina e Caribe, a Arcos Dorados anunciou recentemente um plano de expansão que prevê 120 novas lojas no Brasil até 2024. O principal foco da empresa será em unidades com drive-thru, modalidade que ganhou popularidade com a pandemia. A companhia, aliás, tem uma estratégia de negócios que chama de 3D: delivery, drive-thru e digital — responsável por 50% das vendas.
O plano de expansão prevê também novas unidades no Rio Grande do Sul, informou à coluna Alessandro Thiry, diretor de desenvolvimento da empresa. O número de unidades específicas para o Estado, porém, não foi divulgado. Agora em 2022, a rede já abriu uma nova unidade na Avenida Protásio Alves e prepara novos lançamentos.
Confira a entrevista:
1) Como o McDonald’s enxerga hoje o mercado do Rio Grande do Sul? Quantas operações vocês têm por aqui? Geram quantos empregos?
Nossa presença no Rio Grande do Sul está entre as mais expressivas da rede no país e a relação com o consumidor gaúcho está bem estabelecida. Mesmo tendo uma marca global e uma operação que cobre toda a América Latina, conseguimos aplicar um olhar especial para as peculiaridades do mercado. Hoje, contamos com 54 restaurantes no Estado, distribuídos em 18 cidades. Aproximadamente 45% desse total são restaurantes de rua com drive-thru, modelo que é um foco da estratégia de expansão da companhia e deve levar ainda mais conveniência para o consumidor. Além disso, atualmente empregamos cerca de 2,5 mil pessoas no Estado.
Vocês estão anunciando investimentos e expansão. Há previsão de novas lojas aqui para o Rio Grande do Sul?
Enxergamos potencial para ainda mais crescimento no Estado, de forma que a região também deverá fazer parte do plano de expansão do ciclo 2022 - 2024. Já começamos 2022 com a inauguração de um restaurante com drive-thru, na Avenida Protásio Alves, e temos perspectiva de outras aberturas para este ano ainda.
E tem forte aposta no drive thru também, né?
O drive-thru, modelo de atendimento em que o McDonald’s é pioneiro no Brasil, já era popular e ganhou mais espaço entre as escolhas do consumidor durante a pandemia. Mesmo após flexibilização das regras de distanciamento social, o mercado de serviço rápido de alimentação estima que o delivery e os serviços de retirada nos restaurantes continuarão a crescer na preferência do consumidor. Por isso, entre as lojas previstas no plano de expansão no Brasil, 90% terão drive-thru. Isso é um dos focos da estratégia 3Ds: delivery, drive-thru e digital. Atualmente, cerca de 50% das nossas vendas passam por canais digitais, reflexo das características do cliente de hoje, que prefere ter mais opções e poder de escolha, adequando a experiência de consumo para o canal mais conveniente a cada momento.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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