Mais um avião foi para a Serra para se tornar uma atração turística. Depois de noticiar a construção de um complexo em Nova Petrópolis com uma antiga aeronave da Varig, a coluna recebeu agora a informação de que uma vinícola de Flores da Cunha também comprou um avião para atrair turistas. É a Gazzaro, que fica no distrito de Otávio Rocha, e que recebeu, na última semana, um regional Let-41 de 15 lugares.
— Há mais de 10 anos eu pesquisava sobre a aquisição de um avião para transformá-lo em um espaço turístico. Por ser um artigo difícil de encontrar, todos os meses procurava os possíveis itens que iriam entrar em leilão e, no ano passado, conseguimos arrematar este e dar o primeiro passo para tornar o projeto realidade — conta o enólogo Vanderlei Gazzi, proprietário da vinícola.
A aeronave arrematada em leilão por Gazzi foi transportada de Porto Alegre até a vinícola. O projeto de como a aeronave será aproveitada ainda está sendo estudado. A ideia, segundo o proprietário, é receber as pessoas no avião e ali fazer a apresentação da empresa, já com degustação dos produtos. Também deverá ter simulação de voo.
Além da aeronave, a empresa está investindo para aperfeiçoar toda a estrutura turística da vinícola, com a construção de uma cave subterrânea, vinhedos e espaço para aproveitar a vista e a natureza. O valor do investimento não foi divulgado.
— Na sua totalidade, é um projeto de longo prazo, mas o avião deve ficar pronto para visitação ainda neste ano. Será um pacote turístico completo, com apresentação da vinícola, degustação e por aí vai. É uma forma de agregar valor ao varejo e jardim que hoje já encantam muito os visitantes — adianta Gazzi.
A aeronave foi fabricada em 1991 na República Tcheca, e chegou ao Brasil em 2003 para ser operada pela regional Cruiser. Tem 15 assentos, 14 metros de comprimento e 19 metros de asa. Após alguns anos, em 2008, a aeronave foi repassada à NHT para a realização de voos, principalmente no Sul do Brasil. Em 2012, após a falência da empresa, a aeronave foi abandonada no Aeroporto Salgado Filho. No ano passado, a Fraport, que administra o terminal gaúcho, colocou a aeronave em um leilão.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.