Foi divulgada nesta semana a lista de 2022 do "Top Employers", uma certificação internacional que reconhece empresas com práticas eficientes de gestão de pessoas. Na tradução, é algo como "melhores empregadores". No Brasil, 48 companhias foram reconhecidas. Duas delas têm sede no Rio Grande do Sul: a Lojas Quero-Quero e o braço produtivo da JTI.
Com atual sede em Cachoeirinha, a Quero-Quero tem forte atuação no varejo de material de construção e emprega hoje mais de 8 mil funcionários. Para 2022, aliás, está nos planos da empresa abrir outras 75 a 80 lojas, o que aumentará em mil o número de trabalhadores. Na avaliação da rede, programas de desenvolvimento profissional, como de trainnes, ajudaram a marca a levar o prêmio.
Outro projeto de gestão de pessoas da empresa é o Quero-Quero Tech. Nele, a empresa oferece aulas especializadas e mentoria com líderes do setor de tecnologia. Ao término do período, os participantes são avaliados por uma banca e alocados para mais três meses em áreas que envolvem programação, dados e robotização. Ao final de seis meses, os profissionais são distribuídos para áreas que tiveram mais afinidade, e desenvolvem soluções dentro da empresa.
Já a JTI é a sigla de Japan Tobacco International, empresa de produção e comercialização de tabaco e cigarro. Mundialmente, a sede fica em Genebra, na Suíça, mas aqui no Brasil, a operação produtiva — de processamento de tabaco e fábrica de cigarros — é feita e administrada em Santa Cruz do Sul. Há também uma sede de vendas em São Paulo.
Para a empresa, um dos destaques que a fizeram levar o certificado foi o projeto Amparo, que fornece, entre seus serviços, suporte psicológico, financeiro e jurídico aos funcionários da organização e suas famílias. O programa, inclusive, foi intensificado com a pandemia.
— Ano a ano, a JTI trabalha para colocar em prática as melhorias trazidas pelos próprios funcionários por meio de pesquisas de engajamento. A colocação no Top Employer 2022 é prova do compromisso da empresa em cada vez mais aprimorar tais práticas. O nosso objetivo é atrair, desenvolver e reter talentos de alto desempenho — comenta Thiago Dotto, diretor de Pessoas & Cultura da empresa.
O certificado Top Employers é dado pelo Top Employers Institute e contempla empresas de 15 setores da economia, como tecnologia da informação, serviços financeiros, consumo, saúde, indústrias química e farmacêutica, além de energia e varejo. A avaliação leva em conta aproximadamente 450 itens de categorias como direção e gestão de empresa, possibilidade de desenvolvimento, atração de talentos e inclusão e diversidade.
Veja a lista com todas empresas brasileiras:
- Acciona
- AkzoNobel
- Alcon
- Allied Tecnologia
- Arkema
- Atento
- Avanade
- B3
- Banco Bradesco
- Banco do Brasil
- Banco Pan
- BAT Souza Cruz
- Baxter
- bioMérieux
- BNP Paribas
- Boehringer Ingelheim
- CHEP
- CHiesi
- Corbion
- CPFL
- Dasa
- Dentsu Internacional
- DHL Global Forwarding
- EDPR
- Enel
- Grupo Marista
- HCL
- Huawei Technologies
- Iguatemi
- JTI
- Leroy Merlin
- Lojas Quero-Quero
- Naturgy
- NTT Data
- Palladium Hotel Group
- Pepsico
- Polengui
- Saint-Gobain
- Serasa Experian
- Signify
- Sonepar
- Takeda
- Tata Consultancy Services
- TIM Brasil
- UnitedHealth Group
- Vedacit
- Volkswagen
- Wipro
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.