O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Na última semana, durante a cobertura da centenária feira de varejo NRF, a coluna trouxe informações sobre o metaverso, um universo digital com internet imersiva onde é possível interagir e realizar as atividades como trabalhar e passear. Nele, cada pessoa consegue montar seu próprio avatar do jeito que quiser. Pode comprar roupas e calçados para vesti-lo, assim como pode construir a sua casa.
Hoje, é possível usufruir dessa tecnologia em plataformas específicas, como jogos de vídeo-game. No futuro, para alcançar a ideia proposta, precisará criar mundos digitais interligados. Enquanto eles não ficam prontos, usuários já podem ter uma ideia que como serão seus avatares no metaverso em sites que criam os personagens.
A coluna mesmo já criou os seus (imagem acima). Para isso, utilizou o site Ready Player Me. Essa plataforma permite criar avatares e usá-los em diferentes jogos e aplicativos. Se a ideia é apenas montar o personagem, sem usá-lo em jogos, nem precisa fazer cadastro. Veja o passo a passo:
- Entre no site e clique no botão "criar seu avatar".
- Escolha o tipo de corpo que quer ter. Há três opções: masculino, feminino ou não identificar.
- Agora, você pode enviar uma foto sua de rosto para que a plataforma identifique suas características e crie um rascunho de avatar. Você pode, também, pular esta etapa e começar a desenhar seu avatar do zero.
- Depois, virá a aba para você personalizar seu avatar. Você pode escolher cortes de cabelo, maquiagem, roupas e detalhes como a cor dos olhos e formato da boca.
- Quando você estiver com o personagem pronto, é só clicar em "entrar no hub". Então, o avatar estará disponível para download de imagem. Ali também haverá a opção de você logar na rede da plataforma, se assim desejar.
O Ready Player Me não é a única plataforma disponível para você criar um avatar e testar como será sua imagem no metaverso. Há outras opções, como o aplicativo para celular Zepeto ou, até mesmos, jogos que precisam de avatares, como The Sims ou Fortnite. Empresas também trabalham para criar avatares personalizados aos clientes. Para quem tem celulares da Apple, o próprio dispositivo oferece a opção de criar memojis, que são animações que representam o rosto da pessoa. Nesse caso, porém, ele serve apenas para mandar mensagens por SMS ou por aplicativos como WhatsApp.
Você sabe de outra plataforma que permite a criação de avatares para o metaverso? Escreva para a coluna. Os e-mails são daniel.giussani@zerohora.com.br e giane.guerra@rdgaucha.com.br.
Sobre o metaverso, leia também: O que é metaverso e mais cinco dúvidas sobre este universo virtual
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.