Começaram nessa terça-feira (18) as obras de reforma dos armazéns que irão abrigar a South Summit, feira internacional de inovação que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 29 e 31 de março. Ao todo, três estruturas no Cais Mauá sediarão o evento. Cada uma delas tem cerca de 2,2 mil metros quadrados.
— Temos um prazo bem exíguo. É um desafio bastante grande, mas temos uma equipe muito alinhada e focada. A expectativa é de concluir toda essa intervenção nos armazéns por volta de 7 de março. Serão feitas intervenções nas estruturas dos telhados, portões, calhas e ferragens dos armazéns para garantir segurança interna e externa — fala Thiago Ribeiro, executivo de Desenvolvimento de Negócios da empresa gaúcha de tecnologia 4All e um dos responsáveis pela organização da South Summit.
No armazém A6, o mais próximo do Cais Embarcadero, ficará o palco principal, com capacidade para receber entre 1,2 mil a 1,4 mil pessoas. O armazém A5, no meio, terá exposição comercial do evento, com estandes de empresas, startups e instituições. Por fim, o armazém A4 será destinado ao palco "Next Big Thing", onde ocorrerá a Competição das Startups, um dos pontos altos do evento.
— Obviamente que a gente vai ter, entre os armazéns, palcos menores, outras estruturas complementares para pequenos encontros, apresentações, workshops, espaços de entrevistas entre fundos e empresas, startups. Todo um processo de atração, gastronomia, ativações.
Na Competição de Startups, empresas do mundo inteiro podem se inscrever para tentar alavancar seus negócios apresentando suas empresas a investidores. Funciona assim: a startup se inscreve na competição através de um formulário disponível no site da South Summit Brasil, apresentando qual é o seu tipo de negócio, estágio de desenvolvimento, etc. Dos inscritos, 50 serão selecionados para apresentarem suas ideias na feira, com o intuito, claro, de fazer negócios com investidores. A seleção é feita com base em critérios como proposta inovadora, viabilidade, escalabilidade, equipe e interesse para potenciais investidores.
— Se a pessoa for uma empresária, empreendedora, se ela tiver uma startup, o lugar dela é na South Summit, independente da forma como ela for participar. Do ponto de vista da competição, basta acessar o site da South Summit, o formulário e as regras da inscrição, e ver se a startup está apta a participar da competição.
Além de poderem apresentar suas empresas no palco da South Summit, os 50 escolhidos ganham dois ingressos para a feira, oportunidade de realizar reuniões e encontros individuais com investidores e grandes empresas, acesso à lista de investidores e empresas presentes no evento e treinamento para apresentação e arrecadação de investimentos durante o mês de março. O formulário está disponível em inglês. Há uma aba, entretanto, com um formulário de inscrição em português, mas com um aviso dizendo que, por causa do idioma, não serão avaliadas pelos membros estrangeiros do comitê, e, portanto, têm limitadas as oportunidades de negócios e investimentos internacionais.
— A South Summit é o lugar para quem quer fazer negócio, para quem tem uma oportunidade de negócio, ou simplesmente para quem quer se qualificar, aprimorar e entender um pouco mais do mundo da inovação, tecnologia e empreendedorismo — diz Ribeiro.
O prazo para inscrição na competição de startups vai até 13 de fevereiro. As vendas dos ingressos devem começar nos próximos dias. A expectativa é de que 20 mil pessoas sejam impactadas, de certa forma, pelo evento, de participantes a prestadores de serviços.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.