Um decreto publicado pelo governo gaúcho abre espaço para uma queda nos preços dos automóveis no Rio Grande do Sul, que tanto subiram no último ano no país. Ele faz uma alteração na cobrança do ICMS sobre veículos, que é feita por substituição tributária. Atualmente, a montadora recolhe o tributo calculado em cima de um valor de tabela. No entanto, com as tradicionais negociações com clientes, o preço fica mais baixo. Isso gera um crédito tributário, que as concessionárias não vinham conseguindo recuperar por assinarem um termo para não perder acesso ao regime especial. Agora, essa devolução será possível, permitindo, portanto, um custo menor com o imposto, fixado em 12%.
Para o presidente do sindicato que representa as revendas - Sincodiv/Fenabrave-RS -, Paulo Siqueira a tendência é clara para uma redução de preços com o passar do tempo, porque haverá o repasse ao consumidor do custo tributário menor para a empresa. Afirma não ser possível dimensionar quanto cairá, mas o maior efeito deve ser sentido nos carros mais populares, nos mais vendidos. Será um alívio no momento em que os valores chegaram a subir 49%, como mostraram dados enviados à coluna pela OLX.
A negociação do setor com a Receita Estadual durou alguns anos, conta o empresário, mas se intensificou durante os últimos dois anos. Estudos apontaram que se deixava de vender 50 mil veículos por ano, reduzindo a arrecadação do Estado em R$ 170 milhões. O argumento usado pelo Sincodiv foi de que a diminuição de tributo tem potencial de aumento de consumo, com consequente elevação de arrecadação.
- Perdemos a terceira posição no ranking nacional de mais emplacamentos. Estamos em sétimo agora. Em dois anos, devemos recuperar, pelo menos, o quinto lugar - projeta Paulo Siqueira.
As concessionárias de veículos reúnem 470 grupos empresariais no Rio Grande do Sul. São responsáveis por mais de 15 mil empregos, afirma o Sincodiv/RS.
Falando em alta nos preços dos veículos, lembre-se de que isso deixará o IPVA mais caro para 2022. Leia mais sobre o assunto:
IPVA: quanto custará a taxa de licenciamento e como será devolvido o que foi pago a mais
IPVA 2022 terá aumento médio de 22,33% no RS; veja as altas por tipo de veículo
Como simular um valor aproximado do seu IPVA 2022
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.