Grandes aerogeradores para energia eólica devem passar a fazer parte do cenário da Lagoa dos Patos nos próximos anos. Para que isso ocorra, começa no próximo dia 3 uma consulta pública sobre um estudo prévio do governo gaúcho, que será seguida por uma audiência ainda em janeiro para a publicação de um edital para empreendedores interessados em explorar a atividade econômica baseada em energia renovável, gerada a partir do vento.
Em entrevista ao programa Acerto de Contas, o procurador do Estado junto à Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Juliano Heinen, explicou que a lagoa foi dividida em duas partes: norte e sul. Portanto, haverá, no máximo, dois empreendedores. O modelo adotado será de concessão onerosa para uso das áreas, com contrapartida financeira da iniciativa privada ao governo do Estado, que é o responsável pela Lagoa dos Patos.
Segundo o procurador, a ideia é publicar o edital já por volta de fevereiro de 2022. Depois, com o resultado, estima-se que a empresa levaria cerca de três anos para realizar o estudo de viabilidade econômica. O processo, claro, pode ser agilizado, no caso de alguma companhia já ter iniciado a análise, pondera Heinen.
Ouça e assista à entrevista completa com o procurador Juliano Heinen:
A intenção de instalar aerogeradores em água já tinha sido manifestada com ênfase pelo governador Eduardo Leite em visita a empresas de energia na Espanha, missão que a coluna fez a cobertura como enviada do Grupo RBS. Além de água doce, há a análise para colocação no mar, no chamado offshore. Em terra, é onshore.
Em recente entrevista também ao programa Acerto de Contas, a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, defendeu a ideia de que todas as formas de instalação sejam exploradas. Segundo ela, as fontes de energia não substituem uma a outra, mas são, sim, complementares. Quanto aos custos maiores para colocar os grandes "cata-ventos" em água, ela afirma que a tecnologia avança tão rapidamente, que esta diferença diminuirá com o tempo.
Aqui, assista à entrevista em vídeo:
O assunto também foi tema da entrevista do programa Acerto de Contas com a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann. Ouça aqui:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.