O Rio Grande do Sul terá um novo teatro. Construído com um investimento de R$ 2,5 milhões, o Palco Bell’Anima ficará no Recanto Maestro, distrito de Restinga Seca, na região central do Estado. O projeto é da Bell’Anima Produções, produtora fundada em 2015 pelo empresário Claudio Carrara e pelo músico Vagner Cunha.
Em uma estrutura de mais de cem metros quadrados e com formato de meia-lua, ficará um palco de 7,5 metros de pé direito. Na frente, estarão 14 degraus em pedra em formato de aro circular. Inspirado em antigos teatros gregos, ele poderá receber até 450 pessoas ao ar livre. Ele foi instalado no topo de um morro para ter como atrativo a vista do vale.
Além de movimentar o turismo da região, a ideia também é fomentar a economia local. Foram criados 32 empregos.
— Nosso objetivo, a longo prazo, é construir uma cultura musical, com uma intensa programação, de quinta a domingo, e que as pessoas passem a se dirigir ao Recanto Maestro por causa da música, sabendo que sempre haverá uma atração de qualidade no Palco Bell’Anima — diz Carrara, que cedeu uma parte do terreno da própria casa para construção do teatro.
— O Recanto Maestro tem essa vocação. As coisas estão sempre pedindo para ser abraçadas. A minha casa tem um terreno, e o próprio terreno já é o desenho do teatro, uma meia-lua. O teatro esteve sempre ali, mas só esse ano eu o enxerguei — conta o empresário.
A ideia é receber shows, concertos e recitais. O projeto de arquitetura foi assinado pelo italiano Enrico Torrice e o projeto acústico é do professor da Universidade Nacional de La Plata e engenheiro argentino Gustavo Basso, um dos responsáveis pela restauração acústica do Teatro Colón de Buenos Aires. O Palco Bell’Anima foi projetado para aproveitar o caminho natural que o som percorre na concha acústica criada pela própria estrutura da arquibancada de pedra, permitindo a distribuição uniforme do som em toda a área ocupada pelos espectadores.
A Bell’Anima Produções já lançou 25 produções registradas em CDs e DVDs. Também criou espetáculos, como a ópera O Quatrilho (2018) e A Paixão de Dante (2021). Agora, então, se prepara para inaugurar o seu próprio teatro no dia 29 de dezembro.
Assista à entrevista com Claudio Carrara em vídeo:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.