Empresa gaúcha de engenharia de softwares criada em 2015 pelos programadores Cristiano Franco e Lando Kravetz, a Poatek foi comprada pela multinacional WillowTree, com sede mundial nos Estados Unidos. As duas já estavam trabalhando projetos juntas nos últimos seis meses e, agora, anunciam a operação. A estratégia da companhia norte-americana é expandir com a aquisição de empresas com destaque no mercado de criatividade.
— A busca de talentos é nossa prioridade número um nesse projeto de expansão e o time da Poatek se destacou em nossa pesquisa feita com outras companhias da América Latina, por somar conhecimento técnico e grande capacidade no desenvolvimento de novas ideias — explica o CEO da WillowTree, Tobias Dengel. Os algoritmos de inteligência artificial desenvolvidos pela companhia brasileira, que atende grandes empresa de tecnologia, chamaram a atenção.
Apesar da aquisição, a Poatek continuará tendo esse nome, manterá os escritórios em Porto Alegre, São Paulo, Lisboa (Portugal) e Miami (Estados Unidos), e continuará com os dois sócios nos cargos que ocupam atualmente. Além disso, os clientes que tinham antes da venda também serão mantidos. A empresa gaúcha já trabalhava muito com empresas internacionais, incluindo bancos e fundos de investimentos, cassinos em Las Vegas e um aeroporto dos Estados Unidos.
— Quando a empresa foi criada, a ideia era dar um lar para gaúchos que eram engenheiros de software extremamente qualificados e não tinham oferta de emprego em que pudessem se desenvolver como programadores. Por outro lado, tínhamos o desafio de manter os funcionários interessados, e isso só é possível colocando eles em projetos legais. Por isso, procuramos clientes estrangeiros, já que as empresas brasileiras não tinham o mesmo nível de investimento em tecnologia — explica o sócio-fundador da Poatek, Cristiano Franco.
Franco destacou ainda, para a coluna, que um dos motivos que levaram ao processo de venda foi a possibilidade de os 160 engenheiros funcionários da Poatek, estando dentro da WillowTree, poderem trabalhar em novos grandes projetos internacionais.
— Em 2020, tivemos várias empresas nos sondando para tocar parcerias. Uma delas foi a WillowTree. Falamos com eles e vimos imediatamente que tinham uma cultura muito parecida, de colocar o funcionário no centro da empresa. A Poatek foi uma empresa criada para o funcionário, e o cliente acaba se beneficiando porque o funcionário está feliz. Fizemos projetos juntos e nossos engenheiros adoraram. Depois disso, decidimos formalizar a fusão. Agora, quem for funcionário da Poatek, além de trabalhar com os projetos da empresa, também terá a possibilidade de trabalhar nos projetos da WillowTree.
Entre os clientes da multinacional norte-americana, estão HBO, FOX, National Geographic e PepsiCo. O valor da compra não foi revelado. A WillowTree projetava fechar 2021 com faturamento de R$ 700 milhões.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.