Após divulgar uma pesquisa com a percepção dos comerciantes para a Black Friday, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) foi ouvir os consumidores para projetar a intenção de compra. A entidade ouviu que 66% deles têm o hábito de fazer compras na Black Friday. Para este ano, no entanto, 43% estão planejando aproveitar a liquidação, que está marcada oficialmente para a próxima sexta-feira (26), mas várias lojas já estão anunciando promoções.
Preços e descontos, claro, estão no topo da lista de motivos para comprar. Não surpreende. Sobre a pesquisa de preços, 39% dos consumidores disseram fazê-la apenas um mês antes. Outros 39% disseram que nem pesquisam. Dos que fazem o levantamento, 43% afirmam usar comparadores de preços.
O consumidor de Porto Alegre deve comprar, em média, dois produtos na Black Friday. Eletrodomésticos e roupas lideram a preferência. A internet é o que mais ajuda na escola, segundo os entrevistados. O gasto médio identificado pelo Núcleo de Pesquisas do Sindilojas é alto, de R$ 1.254. A pretensão é encontrar um desconto médio de 32%.
Leia também:
Black Friday gaúcha movimentará R$ 266,4 milhões, estima entidade nacional
Como será a adesão dos lojistas de Porto Alegre à Black Friday
Os pequenos negócios no e-commerce
Plataforma de e-commerce, a Nuvemshop também fez um levantamento projetando as vendas online de Black Friday pelas pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul. A expectativa é alcançar um faturamento de R$ 4,3 milhões na próxima semana, praticamente do dobro do que no mesmo período do ano passado. Os segmentos com maior previsão de aumento nas vendas:
Moda: +89,73%
Acessórios: +147%
Arte: +307%
Casa & Jardim: +254%
Saúde & Beleza: +69%
E quando mistura os dois?
Iniciativa criada durante a pandemia para estimular a venda dos varejistas, o Shopping Total usará nesta Black Friday também o encarte digital para divulgar as ofertas das lojas do empreendimento, que fica em Porto Alegre. Os comerciantes foram provocados a oferecer ofertas ao longo de toda a semana. Entre os produtos anunciados, estão roupas, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos e decoração. A empresa também resolver antecipar a campanha de Natal e permitirá que as notas fiscais virem cupons para o sorteio de um veículo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.