Praticamente nove em cada 10 comerciantes de Porto Alegre vão participar da Black Friday, que neste ano cai oficialmente no dia 26 de novembro. A liquidação foi "importada" dos Estados Unidos, começou no e-commerce e passou a ganhar espaço no varejo físico a ponto de pesquisas já terem apontado faturamento de vendas maior do que no Natal.
Ainda segundo a pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), a maior parte dos entrevistados (37,3%) pretende oferecer promoções durante toda a semana. A prática tem sido chamada de Black Week. A média de descontos deve ser de 29,4%.
A Black Friday é bem conhecida pela venda de eletroeletrônicos. Entre os lojistas da capital gaúcha, os itens que mais devem ser colocados em promoção nestes segmentos são: smart TV e celulares. Mas a maior parte dos entrevistados da pesquisa atua com vestuário e apontou que as blusas - ou como o pessoal brinca, "brusinhas" - lideram os itens que serão colocados em promoção.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.