Empresa espanhola de geração e distribuição de energia, a Iberdrola está desenvolvendo um projeto para instalação de torres de energia eólicas offshore no Rio Grande do Sul. O termo diz respeito a usinas eólicas instaladas "fora da costa", ou seja, dentro do mar. A fase inicial do projeto foi apresentada nesta quarta-feira (6) em uma reunião com comitiva gaúcha que está em Madri, na Espanha. A coluna faz a cobertura, enviada pelo Grupo RBS.
- Os primeiros estudos já estão sendo feitos. O projeto seria para a região de Tramandaí. A usina poderá gerar 3 mil megawatts de energia em uma área de cerca de 800 quilômetros quadrados no mar. No longo prazo, o investimento pode chegar a R$ 30 bilhões - falou o governador Eduardo Leite.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que também participou do encontro, investimentos offshore estão avançando devido à queda dos custos de geração. Ele também destacou que o Rio Grande do Sul tem um forte apelo por esse tipo de tecnologia devido a suas costas e forças do vento.
- Em que pese termos um potencial onshore (em terra) a explorar, também possuímos forte apelo pela costa e ventos. A instalação custa mais, e comparado com as onshore, ainda não é competitivo. Porém, nos últimos 10 anos, estes custos caíram em 50% e a tendência para o futuro é avançar, porque precisaremos ampliar - e muito - a produção de energia - explica Lemos.
O governador Eduardo Leite aproveitou a reunião com a empresa para apresentar a oportunidade de instalar torres eólicas na Lagoa dos Patos. Segundo Leite, esse projeto deve ser levado a um edital público:
- As empresas buscam por oportunidades mais fáceis de empreender. Há uma queixa sobre a demora para a prospecção do local, projetos, a questão ambiental, os outros usos que as áreas têm. Não é um problema exclusivo no Brasil, mas estão procurando projetos que mais facilmente podem sair do papel.
Também foram apresentadas outras propostas, mas o governador ainda não quis dar detalhes sobre elas.
A pauta energética está aparecendo com força nos encontros empresariais que a comitiva gaúcha está fazendo na Europa. Ontem, esteve na Enerfin, empresa do Parque Eólico de Osório. Aliás, a unidade gaúcha foi a primeira entre os grandes projetos eólicos da gigante espanhola. Na terça-feira, foi discutido o que pode vir a ser o maior investimento privado da história do Estado. Confira: Missão gaúcha na Espanha discute projeto que pode se tornar o maior investimento privado do RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.