A jornalista Francine Silva colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
A pandemia do coronavírus reduziu pela metade a receita de um terço dos salões de beleza do Estado. É o que aponta a pesquisa da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), que ouviu 385 empresários do ramo durante o mês de agosto. De acordo com o levantamento, 28,1% revelaram perdas superiores aos 50%, sendo que 1,6% dos entrevistados tiveram que fechar as portas dos seus negócios por conta da crise gerada pela covid-19. Além destes, outros 38,2% tiveram redução entre 25% e 50% na receita.
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, 62% dos empresários não buscaram empréstimos bancários para ajudar nos custos. No entanto, 23% tentaram auxílio financeiro nas instituições e foram contemplados parcialmente ou tiveram seus pedidos negados. Dois terços dos entrevistados afirmam que estão utilizaram o autofinanciamento para enfrentar as perdas da pandemia.
De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, os resultados da sondagem apontam para a realidade de um dos setores mais afetados pela pandemia:
- Que tem reagido diante da melhora da situação permitida pelo avanço da vacinação. No entanto, fica claro o longo caminho para esses negócios recuperarem as perdas ocorridas - avalia.
Para o futuro, a expectativa é de melhora. Mas para 54,3% dos entrevistados, as vendas nos próximos seis meses devem melhorar apenas um pouco. Já 39,5% dos empresários apostam em uma retomada mais rápida.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.